Entender como e onde a sua família consome energia elétrica em casa é o passo principal para eliminar o desperdício. Uma ferramenta para simular o consumo te ajuda a ter controle sobre os seus gastos, gerar economia eliminando desperdícios, entender melhor a relação custo beneficio na hora de comprar um eletrodoméstico e no final das contas promover o uso sustentável da energia elétrica.

                   

                                Controle eficiente

Ao simular o consumo de energia perceba que cada aparelho corresponde a um percentual de consumo de energia da sua residência, por mês. Ter uma visão panorâmica e ordenada do consumo vai te ajudar a entender qual o seu perfil e identificar onde é possível otimizar os gastos com energia elétrica sem abrir mão do conforto.

                           

                                  Redução do desperdício

Identificando o seu cenário fica mais fácil pensar em formas de reduzir o consumo pontualmente, inclusive calculando quanto de economia é possível gerar ou como otimizar o uso de um determinado eletrodoméstico que está influenciando demais o seu consumo geral. Além disso, é possível programar mudanças gradualmente para evitar um choque na cultura de consumo da família.

                                   Foco no custo-benefício

 

Percebeu, na simulação, que o seu refrigerador é responsável por 25% do consumo de energia da sua residência? Na hora de trocá-lo, pense em comprar um refrigerador mais eficiente, mesmo sabendo que pagará a mais por ele, pois ao longo do tempo a economia gerada pode compensar, com vantagem, essa diferença na hora da compra, faça as contas.

   

                                   Consumo sustentável

Simular o seu consumo não é uma garantia para eliminar o desperdício, mas a cada nova simulação fique mais familiarizado com as características de consumo da sua residência, quantos Kwh por mês, por dia e por habitante, qual o cômodo que mais consome, qual aparelho está influenciando mais o seu consumo. Qualquer pequena mudança introduzida que venha a reduzir o desperdício é um passo dado a favor da sustentabilidade, da continuidade da vida no nosso planeta.

 

Muitas concessionarias disponibilizam aos usuários uma ferramenta virtual onde você pode simular o consumo de energia da sua residência. As melhores ferramentas de simulação, permitem a inclusão de eletrodomésticos em um ambiente gráfico selecionando os itens dispostos por ambiente na simulação. Essas ferramentas geram gráficos e tabelas que facilitam o entendimento da dinâmica de consumo de energia no seu lar. Quanto mais se conhece o perfil de consumo da sua residência, mais rápido se consegue eliminar o desperdício e usufruir as vantagens da Eficiência Energética.

Nós testamos o simulador de consumo da CELESC e o indicamos por ser muito fácil de usar e também por oferecer no final da simulação um relatório detalhado e bem organizado da sua simulação. Veja como funciona clicando na imagem abaixo:

                                                               

 Ainda está por fora do Pague Verde? Clique no botão abaixo e venha participar deste novo mundo com a gente!

                                                                   Quero Participar!